Blog de comunicación del Escolasticado Latinoamericano Sacramentino




miércoles, 30 de junio de 2010

Bento XVI desejou que o tempo de férias se enriqueça com um contato mais intenso com Deus, ao saudar este domingo os peregrinos de língua polonesa que foram à Praça de São Pedro para rezar o Angelus com o pontífice.

“Aproxima-se o período das férias. Para muitos, este será um tempo de repouso”, disse.
“Desejo que os encontros com a natureza, com pessoas novas, com os frutos da criatividade humana sejam uma ocasião não só de recuperação das forças físicas e de desenvolvimento intelectual, mas também de um contato mais intenso com Deus e de reforço na fé.”

Para o Papa, aproxima-se também um tempo de repouso e estudo, que neste verão ele passará integralmente na residência pontifícia de Castel Gandolfo.

Fuente: ZENIT

lunes, 7 de junio de 2010







Caríssimos,
Ainda vivenciando a 72ª Semana Eucarística, aconteceu, na Paróquia São Benedito, a 1ª OFICINA ESPIRITUALIDADE DA MESA com o tema: Redescobrindo a Espiritualidade da Mesa - "Da mesa de Emaús às nossas mesas".
Foi um emocionante momento, conduzido por Ir. Marcelo Carlos da Silva, sss, que levou os convidados a refletirem sobre o valor espiritual da mesa da refeição.

“Celebrar a festa do Corpo de Cristo tem sentido para nós se formos capazes de revalorizarmos a mesa de refeição nossa de cada dia como ensaio de nossas Eucaristias, como lugar por excelência onde Jesus continua a nos servir e a partir o pão para nos alimentar.” É na refeição cotidiana onde são apreendidas as maiores lições sobre a Eucaristia, e nossas mães, como verdadeiras sacerdotisas, nos ensinam, na convivência à mesa, valores como fraternidade, amor, respeito, partilha, etc.

Ir. Marcelo também nos fez recordar que a mesa do alimento é um espaço de herança, de transmitir valores, recordação de fatos e pessoas. É um lugar de trocas de experiência que vão se dando de pais para filhos, de avós para netos, de irmãos para irmãos.

Agradecemos, portanto, ao nosso querido Ir. Marcelo por ter-nos proporcionado esta rica experiência. Em nome dos Leigos e Leigas sacramentinos das paróquias São Benedito e Santíssima Trindade.
Liduína Araújo
Coordenadora Provincial

viernes, 4 de junio de 2010




Caríssimos,
A Paróquia São Benedito está em festa, na sua 72ª Sermana Eucarística. Em preparação à grande festa de Corpus Christi, realizou, nesta quarta-feira, um Lucernário, momento vivenciado com muita emoção pela grande assembleia presente.

Ir. Marcelo Carlos da Silva,sss presidiu este belíssimo momento que muito emocionou a todos. Tenho certeza de que, no coração de cada um, brotou uma centelha do "fogo da Eucaristia", e que este fogo se espalhará por todos os cantos da terra, como assim o desejou São Pedro Julião Eymard.Um abraço a todos e que Jesus Eucarístico seja sua fonte de vida.

miércoles, 2 de junio de 2010

Bendito sejais, Senhor Deus do universo, pelo pão e pelo vinho..."
"Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos vossa vinda".

"Vocês é que têm de lhes dar de comer”. A Eucaristia, que nos faz Igreja, nos leva a reviver o memorial de nossa fé: paixão, morte, ressurreição e ascensão de nosso Senhor. Mas a fração do pão eucarístico e a participação no banquete do Cordeiro nos levam a tornar eucarística toda partilha do “pão nosso de cada dia” com quem está afastado do banquete da vida e passa fome.

A Eucaristia é a presença de Jesus ressuscitado, é um mistério de fé que manifesta e consuma a unidade de Deus com os homens. Deus se fez homem. Deus deseja estar com todos, servindo, acolhendo, sendo comunhão. Crer e celebrar a Eucaristia provoca na sociedade efeitos concretos de comunhão. A Eucaristia é o prolongamento da encarnação de Cristo nos séculos. Ela multiplica Deus no mundo. Esse mistério está no coração da Igreja, que o entende como síntese e ápice de toda sua missão e fundamento de todo o seu ser. É o amor que faz ver e conhecer profundamente esse mistério. E a fã deve ser iluminada pelo amor.

Explicando a expressão “Corpus Christi”, é uma expressão latina, que significa “Corpo de Cristo”. O latim, por muito tempo e, até hoje, em grandes solenidades, foi e é a língua oficial da Igreja. É por isto que esta solenidade é denominada pela expressão latina. O mundo de hoje está muito afastado do bem. Há muita violência, egoísmo, indiferença, ganância, corrupção, falta de amor. Cabe a nós, que temos fé, que celebramos a Eucaristia, participar das solenidades, não só fisicamente, mas com os nossos melhores sentimentos, com muito amor, para que a Eucaristia nos ajude a combater o mal dentro de nós e no mundo, a fim de que vivamos a paz de Cristo e consigamos tornar esse mundo melhor.

Fonte: Dom. Eurico dos Santos Veloso

CUMPLEAÑOS DE P. JÚNIOR