Blog de comunicación del Escolasticado Latinoamericano Sacramentino




martes, 8 de febrero de 2011





Caríssimos irmãos e irmãs,
As belíssimas palavras de Viviane traduzem nosso sentimento de alegria por estarmos fazendo parte desse momento intenso e inspirador.
Quer na Catedral da Boa Viagem, quer em São Benedito, Santíssima Trindade, Sete Lagoas, Caratinga, Uberaba, Santa Ifigênia e Nossa Senhora de Sant'Ana, eu acredito que todos sentiram, ou deveriam sentir, a mesma alegria e o mesmo ardor de viver sob a inspiração de São Pedro Julião, em adorar Jesus na Eucaristia.

"Tendes a Eucaristia, o que quereis mais?", foram palavras de São Pedro Julião, em seu leito de morte, quando indagado por seus discípulos sobre o que deixaria para eles.

Sim, temos a Eucaristia, e somente isso nos basta para que possamos ser autênticos seguidores de Cristo, vivendo por Ele, celebrando com Ele. Como Maria, Cenáculo vivo de Jesus Cristo, sigamo-Lo, fazendo nossa parte. Participo a todos que, ao voltar de Belo Horizonte, tive a felicidade de receber este relatório da celebração (dia 6) dos 200 anos de São Pedro Julião na Paróquia São Benedito.
Uma Liturgia especial foi preparada pelos leigos sacramentinos, pré-noviços e pastorais, e celebrada pelo Pe. Jackson, sss, que participou dos dois primeiros dias da festa em BH. A presença do Servitium Christi foi marcante para mostrar a união da família sacramentina.

Caríssimos, não deixemos que o "fogo da Eucaristia" se apague em nossos corações, pois essa chama é que fará com que nossa família SSS cresça e se espalhe pelo mundo, construindo comunidades cristãs onde a Eucaristia seja a fonte e o centro de nossas vidas.
Partilho com vocês mais alguns flagrantes da festa de SPJE na Província.


Um abraço fraterno
Liduína Araújo
Coordenadora Provincial dos Leigos e Leigas SSS


Querida família sacramentina,
àqueles que não puderam celebrar as festas de Sto Eymard em BH,Paz e alegria!Venho partilhar um pouco com vocês um tempo de graça!
Momento rico e intenso que vivemos ontem, sexta-feira, na abertura das comemorações dos 200 anos de São Pedro Julião Eymard. Uma Adoração ao Santíssimo marcou de forma profunda a vivência de nossa vocação eucarística. Tivemos a participação dos bispos sacramentinos Dom Jorge, Dom Aldo e Dom Joviano, a presença dos religiosos, nosso Superior provincial Pe. Júnior, diáconos , irmãos , leigos sacramentinos e a comunidade da Catedral da Boa Viagem. Aconteceram três momentos de catequese eucarística durante a Adoração : primeiro momento com o tema ,São Pedro Julião Eymard o vocacionado da Eucaristia conduzido por Dom Jorge, segundo momento com o tema, São Pedro Julião Eymard : o Padre , Diocesano e Marista conduzido por Dom Aldo e o terceiro momento com o tema, São Pedro Julião Eymard : o homem do dom de si e das urgências conduzido por Dom Joviano.Recordamos a vida, a trajetória vocacional as fragilidades e dificuldades de Sto Eymard apresentadas muito bem pelos três bispos sacramentinos , no qual ele radicaliza o seu amor a Deus através do dom de si deixando-se conduzir pelo espírito de Jesus, amadurece o sentido da vida, sua vocação se consolida e sua missão se define. Em tudo deixa-se amar e guiar por Deus. O amor profundo a Jesus na Eucaristia era sua força diante das dificuldades, o cenáculo do seu coração. Foi uma oportunidade de avaliação da nossa caminhada eucarística, e assim reforçar, intensificar e nos educar na vivência de uma espiritualidade cristã autenticamente eucarística pautada na inspiração e exemplo de nosso fundador. Abro um parenteses e me dirijo especialmente à Epiane e à Mila, permitam-me dizer-lhes: vocês não estão e não se sintam à margem desse momento significativo . A oração de Jesus a seus discípulos "A fim de que todos sejam um " é a oração que Ele dirige à toda família sacramentina . Estamos em comunhão apesar da impossibilidade da presença física e que isso não fale mais alto nos nossos cenáculos interiores que devem estar cheios da força da Eucaristia a mesma que gerava todo o dinamismo na vida de Sto Eymard.Celebremos todos juntos com a nossa vida , com nossa entrega a Deus e aos irmãos como expressão de amor e fidelidade a Jesus eucarístico.Seguimos após a Adoração ao Santíssimo com a Celebração Eucarística presidida por Dom Joviano e em seguida um momento alegre, descontraído de confraternização com toda família sacramentina.Envio algumas fotos, aqueles que não conseguirem abrir , mande o email pessoal e eu reenvio.

Na fraternidade e alegria do bicentenário de Sto Eymard,
Viviane - leiga sacramentina

No hay comentarios:

Publicar un comentario