Blog de comunicación del Escolasticado Latinoamericano Sacramentino

Se ha producido un error en este gadget.

domingo, 14 de noviembre de 2010

Congressos eucarísticos, contribuição para nova evangelização

Audiência do Papa aos membros do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos
Para Bento XVI, os congressos eucarísticos estão chamados a oferecer uma contribuição essencial à nova evangelização, mostrando a Eucaristia como “centro difusor do fermento do Evangelho” e “força propulsora para a construção da sociedade humana”.
O Papa recebeu, na última quinta-feira, os participantes da plenária do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos, presidido pelo arcebispo Piero Marini.
O pontífice explicou que “pela comunhão com o Corpo de Cristo, a Igreja se converte cada vez mais em si mesma: mistério de unidade ‘vertical’ e ‘horizontal’ para todo o gênero humano”.

“Aos sinais de desagregação, que a experiência cotidiana mostra tão arraigados na humanidade por causa do pecado, contrapõe-se à força geradora de unidade do Corpo de Cristo, indicou o Papa. A Eucaristia, formando continuamente a Igreja, cria também comunhão entre os homens”.

Por isso, explicou, “é tarefa dos congressos eucarísticos, sobretudo no contexto atual, também dar uma peculiar contribuição à nova evangelização, promovendo a evangelização mistagógica (cf. Exortação apostólica pós sinodal Sacramentum caritatis, 64), que se realiza na escola da Igreja em oração, a partir da liturgia e através da liturgia”.

“Mas cada congresso leva em si também um sopro evangelizador no sentido mais missionário, até o ponto em que o binômio Eucaristia-missão passou a fazer parte das diretrizes propostas pela Santa Sé”.

É importante, entretanto, continuou o Papa, “que cada congresso eucarístico saiba implicar e integrar, segundo o espírito da reforma conciliar, todas as expressões do culto eucarístico extra missam que estão enraizadas na devoção popular, assim como as associações dos fiéis que se inspiram na Eucaristia de distintas maneiras”.

No começo da audiência, o arcebispo Marini saudou o pontífice em nome dos membros do Comitê Pontifício, dos delegados nacionais designados pelas distintas conferências episcopais e da delegação do Comitê local irlandês, guiada pelo arcebispo de Dublin. A capital da Irlanda será a sede do próximo encontro mundial, de 10 a 17 de junho de 2012.

Fonte: ZENIT

No hay comentarios:

Publicar un comentario