Blog de comunicación del Escolasticado Latinoamericano Sacramentino




miércoles, 14 de abril de 2010

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos faz cem anos

Para o secretário geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), reverendo Luiz Alberto Barbosa, a missão das igrejas neste século XXI ganha um novo enfoque. “Há cem anos, o objetivo era aproximar mensagens no intuito de não confundir povos que ainda não conheciam o evangelho. Hoje, porém, nosso maior desafio é incutir a cultura do ecumenismo nas igrejas, criando uma linguagem comum para nós mesmos, povo cristão”, disse o secretário fazendo uma relação aos cem anos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc).
O primeiro passo para que começasse a ocorrer anualmente a Souc foi dado há exatamente cem anos, na cidade escocesa de Edimburgo, quando teve início a Conferência Missionária Mundial, um encontro que tinha como objetivo propor a unidade dos cristãos para a missão. Para povos não cristianizados, era difícil compreender divergências doutrinais entre pessoas que seguiam um mesmo credo religioso, sob a égide de um só Cristo. Daí a proposta de criar uma unidade dialogal entre comunidades cristãs de diferentes tradições teológicas.

O princípio que regia essa ideia, em última análise, era simples: muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa (Marcos 9:40). A partir de então, houve um esforço coletivo das igrejas presentes nesta conferência de exaltar o diálogo e minimizar o confronto, pois todos levavam a mesma cruz, o mesmo amor e, consequentemente, compartilhavam um só objetivo: anunciar as boas novas do Salvador (Mateus 10:7).

Nesse mesmo clima de conciliação, fraternidade e ecumenismo, igrejas cristãs de todo o mundo são chamadas, hoje, a testemunhar o Cristo na unidade “para que o mundo creia” (João 17:21). Dessa forma, diferenças são eliminadas e objetivos fortalecidos, de modo que a união consegue permanecer mesmo na diversidade, enriquecendo o testemunho cristão.

Neste ano, a Souc será realizada entre os dias 16 a 23 de maio e terá como lema “Vocês são testemunhas dessas coisas” (Lucas 24:48). Vale lembrar que as igrejas escocesas também celebram, ao mesmo tempo com a Souc o centésimo aniversário da Conferência de Edimburgo, e o tema proposto é semelhante: “Testemunhar Cristo Hoje”.

Fonte: CNBB

No hay comentarios:

Publicar un comentario