Blog de comunicación del Escolasticado Latinoamericano Sacramentino

Se ha producido un error en este gadget.

miércoles, 14 de abril de 2010

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos faz cem anos

Para o secretário geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), reverendo Luiz Alberto Barbosa, a missão das igrejas neste século XXI ganha um novo enfoque. “Há cem anos, o objetivo era aproximar mensagens no intuito de não confundir povos que ainda não conheciam o evangelho. Hoje, porém, nosso maior desafio é incutir a cultura do ecumenismo nas igrejas, criando uma linguagem comum para nós mesmos, povo cristão”, disse o secretário fazendo uma relação aos cem anos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc).
O primeiro passo para que começasse a ocorrer anualmente a Souc foi dado há exatamente cem anos, na cidade escocesa de Edimburgo, quando teve início a Conferência Missionária Mundial, um encontro que tinha como objetivo propor a unidade dos cristãos para a missão. Para povos não cristianizados, era difícil compreender divergências doutrinais entre pessoas que seguiam um mesmo credo religioso, sob a égide de um só Cristo. Daí a proposta de criar uma unidade dialogal entre comunidades cristãs de diferentes tradições teológicas.

O princípio que regia essa ideia, em última análise, era simples: muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa (Marcos 9:40). A partir de então, houve um esforço coletivo das igrejas presentes nesta conferência de exaltar o diálogo e minimizar o confronto, pois todos levavam a mesma cruz, o mesmo amor e, consequentemente, compartilhavam um só objetivo: anunciar as boas novas do Salvador (Mateus 10:7).

Nesse mesmo clima de conciliação, fraternidade e ecumenismo, igrejas cristãs de todo o mundo são chamadas, hoje, a testemunhar o Cristo na unidade “para que o mundo creia” (João 17:21). Dessa forma, diferenças são eliminadas e objetivos fortalecidos, de modo que a união consegue permanecer mesmo na diversidade, enriquecendo o testemunho cristão.

Neste ano, a Souc será realizada entre os dias 16 a 23 de maio e terá como lema “Vocês são testemunhas dessas coisas” (Lucas 24:48). Vale lembrar que as igrejas escocesas também celebram, ao mesmo tempo com a Souc o centésimo aniversário da Conferência de Edimburgo, e o tema proposto é semelhante: “Testemunhar Cristo Hoje”.

Fonte: CNBB

No hay comentarios:

Publicar un comentario