Blog de comunicación del Escolasticado Latinoamericano Sacramentino




martes, 27 de julio de 2010

Da fé nasce a solidariedade, o serviço, a defesa da vida (enviado pela nossa irma Viviane - 7 Lagoas)

Dizem os bispos no documento de Aparecida: "De nossa fé em Cristo nasce também a solidariedade como atitude permanente de encontro, irmandade e serviço. Ela há de se manifestar em opções e gestos visíveis, principalmente na defesa da vida e dos direitos dos mais vulneráveis e excluídos, e no permanente acompanhamento em seus esforços por serem sujeitos de mudança e de transformação de sua situação. O serviço de caridade da Igreja entre os pobres “é um campo de atividade que caracteriza de maneira decisiva a vida cristã, o estilo eclesial e a programação pastoral”( Novo millenio ineunte,49)” (DA 394).

O que o texto me diz? Diz que uma verdadeira fé se manifesta pela solidariedade, serviço, fraternidade, opções e gestos visíveis defesa da vida.
Como vivo a minha fé?

Olho demoradamente para minhas atitudes e gestos. São atitudes e gestos de serviço e fraternidade para defender e promover a vida? E na minha comunidade, vive-se também esta fé?O bispos, em Aparecida, disseram ainda:
"Bento XVI nos recorda que: "o discípulo, fundamentado assim na rocha da Palavra de Deus, sente-se motivado a levar a Boa Nova da salvação a seus irmãos. Discipulado e missão são como os dois lados de uma mesma moeda: quando o discípulo está enamorado de Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele salva (cf. At 4,12). Na realidade, o discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro". Esta é a tarefa essencial da evangelização, que inclui a opção preferencial pelos pobres, a promoção humana integral e a autêntica libertação cristã." (DAp146).

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Oração do Brasil na missão continental

Senhor, Deus da vida e do amor, enviastes o vosso Filho para nos libertar das forças da morte e conduzir-nos no caminho da esperança. Movei-nos pelo dom do vosso Espírito! Fazei-nos discípulos, comprometidos com o anúncio do Evangelho em nossa Pátria, em comunhão com a Missão Continental. Fazei-nos missionários, caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs, acolhendo a todos, sobretudo os jovens, os afastados, os pobres, os excluídos. Virgem Mãe Aparecida, Intercedei junto ao vosso Filho, para que sejamos fiéis ao nosso compromisso de discípulos missionários. Amém!

No hay comentarios:

Publicar un comentario