Blog de comunicación del Escolasticado Latinoamericano Sacramentino




martes, 17 de agosto de 2010

Vida, família e paz: prioridades do novo arcebispo de Bogotá

Dom Rubén Salazar Gómez tomou posse no dia 13 de agosto

Durante a eucaristia celebrada na Catedral de Bogotá em que o novo arcebispo tomou posse, Dom Rubén Salazar Gómez garantiu que vem para realizar “uma colheita rica e continuar semeando”. Foi o que expressou em sua homilia, ao se referir à tarefa de seu antecessor, o cardeal Pedro Rubiano Sáenz.

Dom Salazar Gómez, que era até o momento arcebispo de Barranquilha, tomou posse de seu novo cargo na sexta-feira passada, 13 de agosto, em uma eucaristia assistida por milhares de fiéis.

“Acompanharei todos e cada um com carinho de pai, de irmão, de amigo, porque temos uma árdua tarefa comum”, disse o prelado. Ele garantiu que é necessário “discernirmos juntos a vontade do Senhor sobre seu povo e fortalecer condições que tragam um possível trabalho evangelizador de conjunto”.

O novo arcebispo, em entrevista com a Caracol Radio, expressou sua preocupação pelas tentativas de legalização na Colômbia do "casamento homossexual". “O Senhor criou homem e mulher e pediu que se unissem em uma união estável que nós chamamos de matrimônio”, disse. “Somente neste fundamento sólido se pode construir uma sociedade, somente aí há fecundidade e condições fundamentais para que uma sociedade possa seguir adiante”, afirmou.

Dom Rubén Salazar se referiu também ao tema da Igreja como mediadora no conflito armado colombiano: “Estamos sempre prontos para tudo que conduza à paz. É um tema que nos interessa profundamente”. “Está no próprio coração da nossa mensagem do Evangelho”, recordou o prelado. “O Senhor Jesus disse: ‘eu vim trazer a paz’. Nós, como Igreja, temos de ser fundamentalmente construtores de paz e temos de fazer tudo o que está ao nosso alcance para favorecer a paz em nossa pátria”, concluiu Dom Salazar Gómez.
Fonte: ZENIT

No hay comentarios:

Publicar un comentario